reality vs non-sense?! stuff?! just feelings though!

sexta-feira, maio 26, 2006

'Bora brincar aos ricos e aos pobres ?

Pontos, bastante generalizados, em comum entre a população (de origem) dos Países desenvolvidos/Países do 1º mundo/Países ricos:

  • aspecto físico: peles mais claras, olhos mais claros, cabelos mais claros, estatura média-alta
  • mente: tendência a "openminded"
  • crenças: religião quase nula, sendo a protestante a mais abrangente
  • desporto: para além do futebol (não tão popular em muitos destes países) - desportos de inverno, radicais, ciclismo, ténis, basket, etc.
  • clima: geralmente frio, com grande tendência à formação de neve e pluviosidade
  • passatempos populares: ocupar uma esplanada num dia de sol juntamente com amigos, ler, criar, ir a discotecas/bares, conversar, conhecer, rir, passear, viajar

Pontos, bastante generalizados, em comum entre a população (de origem) dos Países em desenvolvimento/Países do 3º mundo/Países pobres:

  • aspecto físico: peles mais morenas, olhos mais escuros, cabelos mais escuros, estatura média-baixa
  • mente: tendência ao conservadorismo e ao comodismo
  • crenças: religião bastante presente - e em alguns casos de carácter extremista
  • desporto: futebol destaca-se em muitos destes países - a par dele há todos os outros desportos, ainda que não se evidenciem tanto (quanto o futebol)
  • clima: geralmente quente, húmido, tropical, temperaturas amenas/altas
  • passatempos populares: ir à praia, ver televisão, ir ao centro comercial, "preguiçar", rir por qualquer pequeno motivo, ouvir música e dançar - (refiro-me apenas às sociedades ocidentalizadas, não querendo divagar sobre os hábitos, mais específicos, das sociedades orientais)

Depois de ler estes pequenos factos demasiadamente generalizados e pouquíssimo analisados, podemos tirar algumas conclusões pessoais. Quem não consegue fazer esse pequeno exercício, talvez não tenha conseguido captar a essência do que eu, de modo bastante "primário" e até inocente, quis aqui destacar.

2 Comments:

Blogger El-Gee said...

Acho que nao tens razao absolutamente nenhuma. Percebi que o que querias mostrar era que Portugal era um país de terceiro Mundo, mas eu vou-te dar a minha visão do que são factores em comum das populações dos Países em Vias de Desenvolvimento:

aspecto físico: de qualquer cor ou etnia, mas maioritariamente magros, com pouco cabelo e com roupa que nao combina, de acordo com padrões de moda europeus
mente: procura da sobrevivência, que leva por vezes a alguma hostilidade
desportos: futebol em África, basebol em Cuba, cricket no Paquistão, etc....
clima: todos, desde os -20º do Norte do Paquistão aos 40º da Síria; mas admito que o calor é um sério obstáculo à produtividade e, assim, ao desenvolvimento
passatempos "populares": desporto, dançar, pastar

No entanto, se me perguntares o que eu acho de Portugal do ponto de vista europeu, aí sim já diria que somos um pouco retrógrados, mas isso é fruto da nossa estrutura social..demasiada classe média = demasiado medianismo = pouco vigor; mas tudo depende da classe social e as classes sociais europeias são muito comparáveis umas às outras, na minha opinião; ou, pelo menos, equilibram-se

sexta-feira, maio 26, 2006 3:07:00 da tarde

 
Blogger m said...

Tens toda a razão! Aliás, eu estou ligada a antropologia, por isso não poderia pensar de outra maneira.

Acredita que este post não foi de maneira nenhuma para criticar Portugal.
E nem sequer significa que eu pense desta maneira!
Ás vezes escrevemos coisas que têm pouco a ver com a nossa maneira de realmente as vermos, somente para levantar questões no ar.
Simplesmente apeteceu-me brincar um bocadinho com o assunto e destacar estes aspectos generalizados entre os ricos e os pobres, do modo mais "ignorante" possível, como se tivesse perguntado isto a um miúdo com o minimo de noções sobre o mundo em que vive.

Nota-se nitidamente ao ler o que escrevi, que coloco os países desenvolvidos num patamar de superioridade mental e até mesmo quase racial... mas era mesmo esse "ridiculo" dos factos que eu queria destacar, simplesmente para pessoas como tu comentarem qualquer coisa sobre o assunto tendo uma opinião bastante contrária ao que está escrito no post - eu própria não concordaria com esta visão "ignorante" demais.

Óbvio que dentro do que escrevi, há um minimo de verdadem pontual, porém não corresponde de todo a uma verdade factual absoluta.

E o mais interessante era ter uma visão disto tudo, mas só dentro da Europa.

Ah e esqueci-me do cricket no Paquistão e também daquela espécie de polo - não me lembro do nome, e aliás, pouca gente conhece - bem popular na Argentina, e segundo me consta, Portugal foi campeão mundial "disso" este ano.
:)

sábado, maio 27, 2006 5:05:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home