reality vs non-sense?! stuff?! just feelings though!

quarta-feira, junho 21, 2006

Futebol naïve

No outro dia, estava eu a assistir ao jogo Portugal-Irão na televisão, quando a certa altura o comentador disse que havia uma falta - a primeira do jogo.
Exactamente no mesmo segundo, após um olhar atento e silencioso desde o começo do jogo, o meu sobrinho de quatro anos acabados de fazer (que estava comigo) também se pronuncia, na minha direcção:

- FALTA!
- Ai é Sebastião?
- Sim. Eu sei. Eu sei que é falta.
- Então explica-me o que é uma falta, porque a tia não sabe.
- É quando um menino empurra outro sem querer e ele cai no chão.
- Aaah...
- E às vezes tem de ir lá um médico e leva-o numa cama para ser tratado, quando tem uma ferida grande.
- Estou a ver que sabes muitas coisas de futebol.
- Também sei o que é um penalty, tia.
- O que é? Isso eu também não sei.
- É quando dois meninos que vão com a bola para marcar golo, caiem sem querer dentro daquele risco branco à volta da baliza... aquele ali, vês?
- Já vi. Muito bem. Ensinas-me muitas coisas. Uau!


Nota: Devido à minha tenra idade e aparência de "miudeca", o meu sobrinho pensa que eu serei pouco mais velha que ele. O esforço que eu fiz para me começar a chamar tia foi enorme - não que eu fisesse muita questão por enquanto - mas são sempre mariquices dos pais. Este pormenor já não está directamente relacionado com o post, mas é engraçado tentar pôr-me no lugar dele e chegar à conclusão de quem será muito mais velho ou pouco mais velho.

2 Comments:

Blogger El-Gee said...

adorei a questao q te colocas a seguir à ultima virgula. Que processo mental te terá levado a questionar isso?

quarta-feira, junho 21, 2006 1:34:00 da manhã

 
Blogger m said...

Tenho sempre a noção de que as crianças julgam que eu sou pouco mais velha que elas.
No ano passado, na Holanda, tomei conta de umas crianças.
A mais velha, de 5 anos, a certa altura pergunta à mãe :
"Mãe, a Marta é muito grande? É que ela é uma menina com um corpo grande, ela brinca comigo como as minhas amigas, mas eu não sei se é uma criança grande ou se já é uma senhora."
A mãe respondeu qualquer coisa como: "Não é uma criança, mas também não é uma senhora como a mãe, é uma menina grande, que tem a capacidade de tomar conta de ti."

Depois deste episódio imagino como será na cabeça deles diferenciar estes pequenos dilemas.

quarta-feira, junho 21, 2006 11:24:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home