l'ordinateur l'ordinateur...
Portugal é um dos seis países da União Europeia onde mais de metade da população não tem quaisquer competências informáticas básicas.
De acordo com o estudo realizado pelo Eurostat relativo ao ano 2005, a Itália, a Grécia, a Hungria, Portugal e Chipre são os países com os maiores índices de desconhecimento informático na Europa.
Pelo contrário, são essencialmente os países nórdicos que apresentam os melhores indicadores, surgindo em primeiro lugar a Dinamarca, a Suécia e o Luxemburgo.
Em Portugal, este "analfabetismo informático" atinge 54% da população, que é considerada incompetente de acordo com os seis critérios utilizados pelo Eurostat para medir tais capacidades.
Em Portugal, como noutros estados-membros, a educação também é factor determinante das competências informáticas. Só 1% dos estudantes e 5% dos cidadãos com um grau de educação superior e se revelam incompetentes.
Piores que os portugueses, estão os gregos (dos quais 65% não sabem usar um computador), italianos (59%) e húngaros (57%). Chipre e Lituânia apresentam taxas de iliteracia informática de 54 e 53%, respectivamente.
No extremo oposto, aparecem Dinamarca, Suécia, Luxemburgo, Alemanha e Reino Unido onde só menos de um quarto da população se encontra nessa situação.
Eu bem digo para oferecermos viagens à Escandinávia ao nosso governo, mas infelizmente nem dinheiro para isso temos.
[ dados: Jornal de Notícias - http://jn.sapo.pt/2006/06/21/sociedade_e_vida/mais_50_portugueses_conhecimentos_in.html ]
4 Comments:
Eu sei do que estás a falar.
Informei-me.
As minhas últimas linhas foram uma espécie de desabafo face ao incrivel desenvolvimento escandinavo, nada mais.
Até te digo que estou contente com o Governo.
A viagem à Escandinávia deveria ser oferecida, sim, mas à população que não conhece - porque não quer ver mais para além do seu umbigo - "coisas novas".
quinta-feira, junho 22, 2006 12:12:00 da tarde
tens tanta "autoridade" como eu para o fazer... go ahead lol
quinta-feira, junho 22, 2006 1:28:00 da tarde
Um pouco à margem do post, mas na opiniao de quem la viveu, parece-me que a Itália será - depois de nós - o próximo caso de insucesso da "Velha Europa".
quinta-feira, junho 22, 2006 2:30:00 da tarde
e ao que parece, a Espanha, pelo contrário está a ir em frente...
quinta-feira, junho 22, 2006 2:44:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home