reality vs non-sense?! stuff?! just feelings though!

sexta-feira, junho 02, 2006

O boom do jornaleco sai à rua !

Desde quando é que em Portugal há a tradição da leitura?
Então não somos nós que fazemos parte de um país com reduzidos índices de leitura?
Em termos da chamada imprensa cor-de-rosa, talvez consigamos bater recordes (ou serão recordes de cusquice?!), mas penso não ser motivo de orgulho especial para nenhum português.
E isto tudo para dizer o quê?

Pois é... mas que mania é esta agora de nos oferecerem jornais - por mais mínimos e insignificantes que sejam - a torto e a direito?

Há o jornal do Metro, para "animar" os passageiros.
Há o jornal Destak, que costuma estar no metro e também em centros comerciais, por exemplo.
Agora também já encontrei o Destak Bem-Estar & Saúde - uma maneira mais que óbvia para nos alertarem para o descuido físico (e a par disso, psicológico também).
Há o jornal da Região - este nunca mais vi por aí.
Há o jornal da área de residência - que normalemte envolve umas cinco áreas diferentes, e que muitas vezes pouco em comum umas com as outras, tanto em termos geográficos, como habitacionais.
Há (ou havia) uma pequena revista (chamada Viva, se bem me lembro) com entrevistas e factos/notícias sobre as Avenidas Novas.

E eis que, hoje ao acordar me dirijo à sala de minha casa e encontro a minha mãe, acabada de chegar da rua com grande ar atarefado, trazendo consigo dois ou três sacos de compras da mercearia e do Pingo Doce, e entre aquela confusão há alguma correspondência e publicidade.
Saltam-me logo à vista uns jornais de aspecto diferente.
E lá encontrei eu mais dois exemplares nunca antes captados pela minha visão: o jornal da minha Freguesia - este por acaso já tinha visto em tempos - e um outro tão inesperado jornal, intitulado Avenida de Roma - e tem site (www.avenidaderoma.com) com livraria online, consultório jurídico e correio do leitor.

Agora pergunto eu: o que será que tanto querem informar ou dar a conhecer às pessoas nestes pequenos e selectos jornais?